Sábado 26/05/2018
Advocacia Dagoberto J.S.Lima - Newsletter
Médicos fazem campanha contra excesso de exames

Em um ato contra o excesso de exames e o sobrediagnóstico, nove sociedades médicas americanas lançaram uma lista com 45 testes que deveriam ser pedidos com menor frequência. As recomendações são dirigidas também aos pacientes, para que questionem seus médicos.

 

Outras oito comissões de especialistas também se preparam para anunciar suas listas de procedimentos que devem ser menos frequentes.

Leia mais +
Plano de Saúde para idoso até 63% menor

Um dos piores temores dos usuários de planos de saúde é não poder mais pagar as mensalidades quando for idoso. Para cobrir os gastos por conta do aumento da utilização do plano, as operadoras são autorizadas pelo governo a reajustar os valores quando o usuário muda de faixa etária.

 

Deste modo, os idosos com mais de 60 anos, geralmente já aposentados, pagam mensalidades bem mais caras que os usuários mais jovens e têm direito aos mesmos serviços.

Leia mais +
Crise econômica é a maior ameaça à saúde no planeta, alerta ex-presidente do Conselho Nacional de Saúde
A crise econômica internacional e a consequente diminuição de gastos públicos na saúde devem ser a principal preocupação da humanidade hoje (7), data que marca a passagem do Dia Mundial da Saúde. A avaliação é diretor do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Francisco Batista Júnior, em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.

 

“A maior ameaça [à saúde no mundo] é o momento político. Em função de uma crise estrutural, a saúde está cada vez mais ameaçada pela possibilidade de ser transformada única e exclusivamente em mercadoria e não tratada como direito do ser humano”, opinou Batista Júnior, que foi presidente do CNS em dois períodos - de 2003 a 2005 e de 2006 a 2009.

Leia mais +
Reunião discute alternativas para oferecimento de assistência farmacêutica

A segunda reunião do Grupo Técnico de Assistência Farmacêutica, realizada na ANS no dia 27 de março, discutiu as alternativas para o oferecimento de assistência farmacêutica aos beneficiários do setor de saúde suplementar. O encontro foi aberto pelo diretor-presidente da ANS, Mauricio Ceschin, que ressaltou o interesse da Agência em dar retorno à sociedade sobre a questão devido à relevância do tema.

 

O assunto está entre os eixos da Agenda Regulatória da ANS 2011/2012. "Precisamos implementar as ações do Grupo Técnico de Assistência Farmacêutica, construindo o melhor caminho possível para transformar as decisões em resolução normativa que favoreça o tratamento dos beneficiários", enfatiza o diretor-presidente da ANS.

Leia mais +
Número do Cartão Nacional de Saúde deve constar nos prontuários

O Ministério da Saúde (MS) deu mais um passo para a implementação do Cartão Nacional de Saúde. Desde 1º de março o número deve constar nos prontuários dos pacientes da rede pública para procedimentos de média e alta complexidades. Como mostrou reportagem publicada no site da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) em 2011, desde a década de 1990 há tentativas de colocar em prática um sistema como este e elas falharam por vários motivos – como problemas relacionados à tecnologia utilizada e à capacitação dos trabalhadores. De acordo com o MS, a previsão é que até 2014 todos os brasileiros utilizem o Cartão Nacional de Saúde e, para isso, alguns desafios precisam ser vencidos, como a integração dos sistemas de informação existentes.

 

O MS está trabalhando no Registro Eletrônico de Saúde (RES) que é a tecnologia por trás do Cartão Nacional de Saúde que possibilitará a integração e, consequentemente, a consulta dos dados dos pacientes.

Leia mais +
Copyright © Advocacia Dagoberto J. S. Limaunitri