Sábado 26/05/2018
Advocacia Dagoberto J.S.Lima - Newsletter
Contratação de planos odontológicos aumenta cinco vezes nos últimos 10 anos

Esses dados foram apurados pela a ANS. Segundo a Agência, com a tendência de crescimento, a expectativa é que as operadoras odontológicas invistam no aperfeiçoamento de seus produtos, inserindo-se em nichos de mercados mais amplos. Diante dessa evolução, o Sinog promoveu, nos dias 26 e 27 de abril, o 7º Sinplo, com o tema: desempenho e performance dos planos odontológicos, como potencializar o crescimento das operadoras diante da avaliação dos resultados e da análise da gestão operacional.

 

Segundo Bruno Sobral, diretor de desenvolvimento setorial da ANS, a melhor forma de se obter melhores preços e qualidade é a livre concorrência. Para Sobral, o problema do setor é a ausência de comunicação, para inverter o cenário a ANS investe em consultas públicas, câmaras técnicas e agendas regulatórias.

Leia mais +
CBA lança novo Manual de acreditação de operadoras

O Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) acaba de lançar o Manual com os padrões de sua nova metodologia de acreditação de operadoras de planos de saúde. A publicação foi estruturada para atender à Resolução Normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que estabelece a acreditação de operadoras.

 

O novo Manual do CBA é composto por sete dimensões: Programa de Melhoria da Qualidade (PMQ), Dinâmica da Qualidade e Desempenho da Rede Prestadora (QDR), Sistemáticas de Gerenciamento das Ações dos Serviços de Saúde (GSS), Satisfação dos Beneficiários (SDB), Programas de Gerenciamento de Doenças e Promoção de Saúde (GDS), Estrutura e Operação (EOP) e Gestão (GPS), cada uma composta por itens de avaliação, com diferentes pesos. A metodologia inclui um sistema de pontuação, e dependendo da nota final, a empresa pode receber o certificado de acreditação entre os níveis de I, II ou III.

Leia mais +
Abramge realiza 7ª Jornada Jurídica de Saúde Suplementar

As recentes decisões da ANS e suas consequências econômico-financeiras, atuariais, contábeis trabalhistas e jurídicas são tema da 7ª Jornada Jurídica de Saúde Suplementar: Avaliação dos Principais Impactos Jurídicos e Contábeis-Tributários e Trabalhistas no Setor da Saúde Suplementar. O evento, realizado pela Universidade Corporativa Abramge (UCA), acontece no dia 22 de junho, das 9 às 17 horas, no Hotel Golden Tulip Paulista Plaza, em São Paulo.

 

“O objetivo é a primorar os conhecimentos dos profissionais do setor de Saúde Suplementar sobre o cenário atual e propor formas de enfrentar as dificuldades encontradas pelas Operadoras com as atuais resoluções da ANS”, afirma Alexandre Lourenço, presidente da UCA.

Leia mais +
Veja como solicitar a portabilidade especial de carências

A portabilidade especial de carências permite que consumidores dependentes de titulares de planos de saúde, mas que perderam essa condição, contratem um novo plano, na mesma ou em outra operadora, sem precisar cumprir novos períodos de carência ou cobertura parcial temporária.

 

Essa portabilidade vem sendo permitida desde o dia 28 de fevereiro de 2012, conforme pontua o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), ressaltando que a regra vale tanto para contratos antigos como novos. A norma se justifica pelo fato de que os requisitos citados já foram cumpridos, integral ou parcialmente, no plano de origem.

Leia mais +
Usuários de plano de saúde não precisam fazer o Cartão SUS

A nova exigência do Governo Federal, de que todos os cidadãos brasileiros tenham um cartão específico do SUS – Sistema Único de Saúde – está gerando algumas dúvidas entre os usuários, principalmente para quem usa plano de saúde.


Uma regra é geral: todo mundo deve ter o cartão SUS. Mas, quem tem convênio médico não precisa se preocupar com isso. O site da ANS - Agência Nacional de Saúde - informa que a responsabilidade deste cadastro é das operadoras, que vai informar os dados de cada paciente direto para o governo.

Leia mais +
Copyright © Advocacia Dagoberto J. S. Limaunitri