Sábado 26/05/2018
Advocacia Dagoberto J.S.Lima - Newsletter
Operadoras começam a divulgar mapa de rede conveniada na internet

A partir de 23 de junho de 2012, as operadoras de planos de saúde com mais de 100 mil beneficiários deverão divulgar suas redes assistenciais na internet através de georreferenciamento por meio de imagens ou mapas que indiquem a localização espacial geográfica dinâmica de cada prestador de serviço de saúde. A determinação consta da Resolução Normativa nº 285, publicada em 26/12/2011, pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).


As demais operadoras, com menos de 100 mil beneficiários, deverão cumprir essa determinação a partir de dezembro. As que possuem entre 20 mil e 100 mil beneficiários deverão adotar o georreferenciamento através de mapeamento geográfico. As operadoras com até 20 mil beneficiários poderão divulgar em seus portais corporativos as informações de seus planos de saúde e suas respectivas redes credenciadas de forma simplificada, sem necessidade do mapeamento de localização.

Leia mais +
ANS estima cumprir 90% das metas regulatórias em 2012

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) deve cumprir 90% da sua Agenda Regulatória até o fim do ano. A previsão é do diretor-presidente da entidade, Maurício Ceschin. As informações são do jornal Valor Econômico.

 

De acordo com Ceschin 10% das metas, como a criação de um prontuário eletrônico unificado para cada cidadão, devem ficar para a agenda seguinte por causa da sua complexidade.

Leia mais +
Prontuário eletrônico do paciente elimina tarefas burocráticas

O armazenamento de dados médicos é um desafio para instituições de saúde. As exigências de tempo, espaço e custos têm levado à busca de soluções práticas e vantajosas, como é o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). “Estamos contemplando o futuro e nós, como administradores na área de saúde, precisamos compreender esse avanço. Hoje temos prontuários cada vez maiores, sem locais adequados de armazenamento. Esse é um problema real para todos”, afirma Dr. Cadri Massuda, vice-presidente da Abramge PR/SC.

 

Massuda lembra que a implementação de um sistema de prontuário eletrônico exige cuidados éticos e legais, mas que, se feito de forma adequada, pode resultar em redução de custos, maior eficiência e melhor qualidade no atendimento aos pacientes. “O PEP é a tecnologia contribuindo para o dia a dia do profissional, que terá informação rápida, de qualidade, consistente e, principalmente, sempre disponível para acesso”, observa.

Leia mais +
Consultas já podem ser marcadas on-line

Desde o início do ano, quatro sites que permitem agendar on-line uma visita ao médico foram lançados em São Paulo - e têm planos de expandir a área de cobertura.

 

As páginas são inspiradas na americana ZocDoc, lançada em 2007 e que atrai cerca de 1,2 milhão de usuários por mês, segundo o serviço.

Leia mais +
IX Congresso Nacional de Operadoras Filantrópicas

A interatividade será um destaque na programação do IX Congresso Nacional de Operadoras Filantrópicas de Planos de Saúde. Pela primeira vez, será realizada uma MESA REDONDA, durante a qual serão debatidas questões de grande relevância, relacionadas ao tema central do evento, “Ameaças e Oportunidades”.

 

Para este painel, já estão confirmadas as presenças dos representantes de todos os segmentos de operadoras –Filantrópicas, Medicina de Grupo (Abramge), Autogestões (UNIDAS), Seguradoras (FenaSaúde) e Cooperativas (Unimed do Brasil) -, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), do Poder Judiciário e do Procon. O objetivo é propiciar uma discussão de altíssimo nível, permitindo, ainda, aos congressistas, interagir com as maiores autoridades do Setor, extraindo conhecimentos, experiências e informações estratégicas para seus negócios.

Leia mais +
6 principais custos do processo de acreditação

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos em Gestão em Gestão de Serviços de Saúde denominada Panorama da Acreditação. O estudo traçou um panorama com os principais custos do processo de Acreditação.

 

A pesquisa foi realizada com 101 hospitais acreditados, correspondendo a 66% do total de instituições que possuem certificação no Brasil.

Leia mais +
Copyright © Advocacia Dagoberto J. S. Limaunitri