Quarta-feira 15/08/2018
Advocacia Dagoberto J.S.Lima - Newsletter
ANS avalia satisfação dos beneficiários de planos de saúde

Avaliar a satisfação dos beneficiários com as operadoras de planos privados de assistência à saúde. Este é o principal objetivo da pesquisa que a ANS lançou ontem (27) como estratégia para verificar a qualidade do setor. O resultado será divulgado no segundo trimestre de 2013.

 

Os critérios para a realização da pesquisa, como metodologia, definição e seleção da amostra, análise dos dados, auditoria e divulgação dos resultados foram definidos pela ANS. Já a entrevista com os beneficiários será realizada pelas operadoras que aderirem à participação na pesquisa, sempre sob orientação da ANS. Participam do levantamento dos dados as operadoras de grande e médio porte, que representam 90% dos beneficiários de planos de saúde do país.

Leia mais +
Congresso debate planos filantrópicos de saúde

O advogado especialista em saúde suplementar Dagoberto Lima da Advocacia Dagoberto J.S. Lima é um dos palestrantes do IX Congresso Nacional de Operadoras Filantrópicas de Planos de Saúde. O evento acontece de 4 a 6 de julho, no hotel Mendes Plaza, na cidade de Santos. Em pauta, as ameaças e oportunidades para convênios filantrópicos diante de análise da gestão operacional e jurídica.

 

Dr. Dagoberto Lima abordará o atual modelo de ressarcimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) no dia 5 (quinta-feira), a partir das 11h. “O assunto é de extrema importância para todos os planos, inclusive filantrópicos. Se o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir pela prescrição do ressarcimento, a atual dívida das operadoras – de R$ 2 bilhões –junto ao SUS pode diminuir em até 1/3. Algumas decisões já consideram esse entendimento, ou seja, a dívida é prescrita em até três anos da data em que o SUS podia cobrar”, explica.

Leia mais +
ANS reajusta preço de planos em 7,93%

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) fixou em 7,93% o índice máximo de reajuste para os planos de saúde médico-hospitalares individuais/familiares contratados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/98. O percentual, válido para o período entre maio/2012 e abril/2013, incidirá sobre os contratos de cerca de 8 milhões de beneficiários, o que representa 17% dos consumidores de planos de assistência médica no Brasil. A metodologia aplicada pela ANS para obter o índice é a mesma desde 2001.

 

A gerente-geral Econômico-Financeira e Atuarial dos Produtos da ANS, Rosana Neves, orienta os consumidores a observarem os próximos boletos. “É necessário verificar se o valor do aumento corresponde ao percentual de 7,93% e se o aniversário do contrato ocorre a partir de maio de 2012, quando o reajuste está autorizado”.
Leia mais +
Número de usuários de planos de saúde cresce 80,6% na Região Metropolitana do Recife

Dados publicados neste domingo (01), no Jornal do Commercio (PE), mostram que, entre março de 2011 e março de 2012, cresceu em 80,6% a quantidade usuários de plano de saúde nos municípios da Região Metropolitana do Recife.

 

Os números da Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) revelam que esse percentual é quase o dobro do observado na Região Metropolitana de Salvador (45,4%) e está muito acima do que foi observado no mesmo período nessas áreas de São Paulo (26,4%) e Rio de Janeiro (51,2%).
Leia mais +
Cartão SUS traz interoperabilidade para municípios

Considerado o maior projeto hoje dentro do SUS, o Cartão Nacional de Saúde tem como objetivo informatizar o setor público, possibilitando que por meio da integração de dados seja realizado um melhor atendimento ao indivíduo e melhor gestão aos administradores do sistema.

 

“Hoje o cadastro tem 205 milhões de registros. Acreditamos que foram identificados univocamente 170 milhões. E estimamos que até 2014 todos os 190 milhões de brasileiros já tenham o cartão SUS”, afirma o diretor da Secretaria de Gestão Participativa do Ministério da Saúde, Sylvain Levy.
Leia mais +
Copyright © Advocacia Dagoberto J. S. Limaunitri