Segunda-feira 20/08/2018
Advocacia Dagoberto J.S.Lima - Newsletter
Teste de qualidade dos hospitais pode ser obrigatório

Está pronto para ser votado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado um projeto de lei que torna obrigatória a avaliação, a acreditação e a certificação de qualidade de hospitais de qualquer natureza, públicos ou privados, vinculados ou não ao Sistema Único de Saúde (SUS). De autoria do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), o PLS 126/2012 tem relatório pela aprovação, elaborado pela senadora Ângela Portela (PT-RR).

A proposta altera a Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080/1990) para tornar obrigatória a avaliação periódica dos serviços hospitalares. Deve ser ainda criado um regulamento para estabelecer metodologias de avaliação e indicadores e padrões de qualidade.

Leia mais +
Como aplicar o Big Data em empresas de Saúde?

Muito tem se falado sobre o tema de “Big Data” e suas aplicações no ramo da Saúde. Big Data é um movimento de convergência de três fatores:

1. Progresso tecnológico no gerenciamento, acesso e análise dos bancos de dados

2. Explosão da produção de dados gerados por empresas, mídias sociais, sensores e compras on-line

3. Pressão competitiva pelo aproveitamento (geração de valor) a partir de dados.

Leia mais +
Custos de planos de saúde têm expansão de 16,4%

Os custos médico-hospitalares dos planos individuais de saúde cresceram quase o triplo da inflação nos 12 meses encerrados em junho de 2012 em comparação com o período anterior exatamente igual (julho de 2010 a junho de 2011).

Dados levantados pelo Iess (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar) mostram que o índice Variação de Custos Médico-Hospitalares teve alta de 16,4% no período, enquanto o IPCA se expandiu em 6,1%.

Leia mais +
Para ter isenção no IR, portador de doença grave tem que apresentar laudo pericial

A legislação do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) prevê a isenção do tributo para alguns casos de doenças graves. São elas: tuberculose ativa, alienação mental, paralisia irreversível e incapacitante, esclerose múltipla, neoplasia maligna, cardiopatia grave, mal de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, cegueira, hanseníase, nefropatia grave, estados avançados da doença de Paget (osteíte deformante), contaminação por radiação, síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids), hepatopatia grave e fibrose cística (mucoviscidose). 

Isso significa que várias pessoas com sérios problemas de saúde estão, há anos, pagando IR, mesmo sem precisar, quando, na verdade, poderiam parar de pagar e ainda serem ressarcidas com as contribuições indevidas dos anos anteriores. 

Leia mais +
Top Hospitalar vai até 8 de março

A IT Mídia, líder em mídias de negócios do País e responsável pela revista FH e o SaúdeWeb, realiza a 15ª edição do Top Hospitalar, reconhecido como o principal prêmio para a comunidade de saúde do País e que tem como foco os fornecedores de produtos e serviços para clientes hospitalares.

O objetivo desta premiação é tornar tangíveis os níveis de serviços prestados pelos fornecedores e, desta forma, evidenciar ao mercado quem são os ícones de excelência e exemplos a serem seguidos, tornando a relação do setor mais transparente e justa. Afinal, nada mais efetivo e verdadeiro que a opinião dos próprios clientes, já que os avaliadores das empresas competidoras serão os próprios hospitais, clinicas e laboratórios.

Leia mais +
Copyright © Advocacia Dagoberto J. S. Limaunitri