Sexta-feira 23/02/2018
Advocacia Dagoberto J.S.Lima - Newsletter
ANS amplia atendimento a usuários de planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde informou nesta segunda-feira (11) que duplicou sua capacidade de atendimento do Disque ANS (0800-701-9656), passando de 45 para 90 ligações simultâneas no atendimento humano e eletrônico. Também o número de postos de atendimento aumentou de 47 para 68 usuários e o tempo médio de espera em fila em 2013 deverá se manter entre cinco e 15 segundos, segundo a ANS. Em 2012, foram recebidas mais de um milhão de ligações de consumidores de planos de saúde em busca de informações ou para fazer reclamações, informou a agência.

A ANS lançou ainda o Guia Prático de Planos de Saúde para esclarecer dúvidas dos beneficiários ou de quem deseja contratar um plano pela primeira vez.

Leia mais +
Operadoras de planos de saúde deverão justificar negativas de cobertura por escrito

As operadoras de planos de saúde que negarem autorização aos seus beneficiários para a realização de procedimentos médicos a partir de agora deverão fazer a comunicação por escrito, sempre que o beneficiário solicitar. A informação da negativa deverá ser em linguagem clara, indicando a cláusula contratual ou o dispositivo legal que a justifique. A nova norma reforça que a cobertura não poderá ser negada em casos de urgência e emergência.

Cerca de 62 milhões de brasileiros têm cobertura de planos médicos e/ou odontológicos no país. Durante o ano de 2012, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) recebeu 75.916 reclamações de consumidores de planos de saúde. Destas, 75,7% (57.509) foram referentes a negativas de cobertura.

Leia mais +
ANS leva até 12 anos para julgar operadoras de planos de saúde

Órgão do governo responsável por fiscalizar os planos de saúde, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) leva até 12 anos para analisar processos em que operadoras de planos de saúde são acusadas de irregularidades contra seus clientes.

Nas últimas três semanas, a Folha analisou 765 processos julgados pela diretoria da ANS entre janeiro e fevereiro. Desses, 522 tramitavam havia cinco ou mais anos na agência.

Leia mais +
Governo autoriza aumento no preço de medicamentos

O governo, por meio do CMED (Conselho de Ministros da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos), autorizou, nesta terça-feira, reajuste de preços de medicamentos a partir de 30 de março. O ajuste deverá adotar como referência o Preço Fabricante usado a partir de 31 de março de 2012. 

Deverá ser utilizado para a formação dos preços o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), acumulado no período de março de 2011 até fevereiro de 2012.

Leia mais +
Copyright © Advocacia Dagoberto J. S. Limaunitri