Sexta-feira 23/02/2018
Advocacia Dagoberto J.S.Lima - Newsletter
Renúncia fiscal garante 10% de receita de planos de saúde
O faturamento do mercado de planos de saúde quase dobrou entre 2003 e 2011 e seu lucro líquido cresceu mais de duas vezes e meia acima da inflação. Segundo estudo divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), “pode-se afirmar que a renúncia fiscal associada aos gastos com planos de saúde contribuiu em torno de 10,79%, em 2003, e 9,18%, em 2011, para o resultado deste faturamento”.

Na opinião do autor da pesquisa, economista Carlos Octávio Ocké-Reis, é necessário realizar um debate sobre o sistema de saúde que o Brasil precisa. “O atual modelo favorece às grandes empre-sas, em detrimento do Sistema Único de Saúde (SUS), que reduz a pobreza e as desigualdades”, pondera, acrescentando que um modelo concentrador “é contraditório com as políticas sociais do governo federal”.
Leia mais +
Avaliação da ANS ajuda consumidor a escolher plano de saúde
O Tem Notícias desta quarta-feira (12) falou sobre problemas enfrentados por pacientes de planos de saúde da região de Sorocaba e Jundiaí (SP). Demora para a marcação de consultas e recusas de cobertura de procedimentos estão entre as principais reclamações dos consumidores.

Segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS), hoje há 1.100 operadoras atuando no mercado. Todas elas são avaliadas pela Agência, como uma forma de auxiliar o consumidor na hora de escolher qual convênio vai contratar.
Leia mais +
Congressos do Sistema Abramge discutem inovação como estratégia de mercado
Mercado da Saúde Suplementar é o tema central do 18º Congresso Abramge, 9º Congresso Sinog e 15º Congresso Alami, que serão realizados em São Paulo, nos próximos dias 22 e 23 de agosto. O indiano Vijay Govindarajan, autor dos best sellers Os 10 Mandamentos da Inovação Estratégica, O Outro Lado da Inovação e do recente Inovação Reversa, atualmente na lista dos mais vendidos do The New York Times e do The Wall Street Journal, fará a Conferência Magna de abertura dos eventos.
No primeiro dia dos eventos Simon Steves, presidente da Global Health & UHG e vice-presidente executivo do Grupo United Health, falará sobre o Mercado Internacional da Saúde. Nessa mesma tarde será realizado um talk-show com André Longo, presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). 
Leia mais +
ANS determina obrigatoriedade de ouvidorias em planos de saúde
A determinação consta na Resolução Normativa da ANS nº 323/2013, fruto da Consulta Pública nº 50/2012, da qual o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) participou. As ouvidorias funcionarão como um canal de segunda instância para a resolução de problemas dos consumidores que não tenham ficado satisfeitos com o atendimento prestado pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Segundo consta na exposição de motivos da Consulta Pública, a ouvidoria constituiria um mecanismo mais democrático ao consumidor, dada a possibilidade de se reclamar do próprio atendimento da empresa, e a imparcialidade com que o ouvidor buscaria a solução do problema.
Leia mais +
Copyright © Advocacia Dagoberto J. S. Limaunitri