Domingo 21/10/2018
Advocacia Dagoberto J.S.Lima - Newsletter
Saúde é o maior problema do País para metade dos brasileiros
Segundo pesquisa divulgada neste domingo (30) pelo jornal Folha de S. Paulo, a saúde é o maior problema atual do Brasil. O levantamento do Datafolha revelou que 48% dos entrevistados apontaram o setor como crítico. Ele ocupa o primeiro lugar nas pesquisas do instituto há muitos anos, mas dessa vez atingiu índice recorde: em dezembro de 2012 era de 40%, e em março de 2011 de 31%.

O segundo lugar pesquisa ficou com a educação, com 13%, seguida pela corrupção (11%), segurança (10%) e desemprego (4%). Realizada entre as últimas quinta (27) e sexta-feira (28), foram ouvidas 4.717 pessoas de 196 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Leia mais +
Médicos estimulam sociedade a participar de consulta da ANS que define cobertura dos planos de saúde
Rio de Janeiro - A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) está mobilizando a sociedade civil e os médicos para que participem da consulta pública da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) sobre o novo rol de procedimentos que entrará em vigor a partir de janeiro de 2014 e será obrigatório para todos os planos de saúde no país. A consulta permanecerá aberta até o próximo dia 7 e vai definir a cobertura mínima desses contratos.

Segundo informou hoje (1º) à Agência Brasil o presidente da SBU, Aguinaldo Cesar Nardi, a ANS vai decidir a obrigatoriedade ou não de os planos de saúde cobrirem esses procedimentos, e a sociedade tem que dar sua posição. “É muito justo, porque os pacientes pagam aos planos de saúde”, comentou. Ele defendeu que os tratamentos novos e modernos, comprovados cientificamente, deveriam estar automaticamente contemplados no rol, para benefício dos pacientes.
Leia mais +
Planos coletivos crescem menos em 2012
Apesar de manter-se em crescimento, a taxa de variação de beneficiários de planos coletivos de saúde cresceu ‘apenas’ 4,61% no último trimestre de 2012, ante os 6,86% registrados no ano anterior. O movimento acompanha a queda do PIB do País, que subiu apenas 0,87% no ano passado. É o que revela a quinta edição do estudo FOCO – Saúde Suplementar, divulgado na semana passada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

O número de beneficiários em planos de assistência médica das cooperativas mais que dobrou ( 103,5%). As demais modalidades (com exceção das autogestões, que permaneceram estáveis) cresceram cerca de 40%. Pela primeira vez desde o início do estudo as cooperativas médicas ocupam o topo do ranking, com participação de 36,6%, enquanto as medicinas de grupo caíram para 36,3%.
Leia mais +
Projeto amplia prazo para recorrer à Justiça contra planos
Está em análise na Câmara o Projeto de Lei 5150/13, do deputado Major Fábio (DEM/PB), que amplia para 10 anos o prazo que o segurado tem para ir à Justiça para pedir ressarcimento de despesas médicas realizadas em decorrência de descumprimento do contrato por parte das operadoras de plano de saúde. Atualmente, o usuário tem um ano para acionar o Judiciário, sob pena de perda do direito de reclamar.

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, inclusive no mérito.
Leia mais +
Copyright © Advocacia Dagoberto J. S. Limaunitri