Sexta-feira 23/02/2018
Advocacia Dagoberto J.S.Lima - Newsletter
Artigo: A Saúde Suplementar pode ficar na fila

Em tempos de protestos e manifestações sobre os mais variados temas, o mercado de saúde suplementar também vive um período de insatisfações.

O setor apresentou crescimento tímido em 2012, já que a massa socialmente ascendente que demandava tal serviço, a aclamada classe C, foi gradualmente atendida com o passar dos últimos anos.

Leia mais +
Envelhecimento da população é desafio para a Saúde Suplementar

O setor de saúde suplementar no Brasil está chegando num ponto de inflexão por causa do processo de envelhecimento da população brasileira. Como manter o interesse de um mercado em que as tarifas são altas para quem paga e pouco atraentes para quem tem de manter o atendimento numa perspectiva de aumento de despesas? Quanto mais velha a pessoa, maior seu gasto com saúde. O problema é que, se os aumentos acontecem no ritmo do uso dos clientes (sinistralidade), as pessoas não terão recursos para pagar as mensalidades e o resultado disso pode ser a evasão para o Sistema Único de Saúde (SUS), que também não tem condições de atender toda essa demanda.

O tema será debatido por especialistas, no mês que vem, em seminário promovido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Segundo a agência, serão discutidas as mudanças no perfil da população brasileira, com destaque para o aumento da expectativa de vida e a queda da fecundidade, que refletem um quadro de envelhecimento.

Leia mais +
Dilma nomeia os novos diretores da Anvisa e ANS

A presidente Dilma Rousseff nomeou diretores para a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e para a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Com mandato de três anos, Renato Alencar Porto assume a diretoria da Anvisa e Elano Rodrigues de Figueiredo a diretoria da ANS. As nomeações estão publicadas na edição desta segunda-feira (29) do Diário Oficial da União.

A Anvisa tem como área de atuação os setores relacionados a produtos e serviços que possam afetar a saúde da população brasileira. A Anvisa passa a contar com quatro diretores com a nomeação de Renato Alencar Porto. Ele é servidor da Anvisa desde 2005 e, atualmente, ocupa o cargo de coordenador da Comissão de Instrução e Análise de Recursos da Gerência Geral de Medicamentos.

Leia mais +
Despesas assistenciais entre líderes de planos de saúde batem recorde de R$ 30,5 bi

De janeiro a dezembro de 2012, as operadoras de planos e seguros de saúde associadas à Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) gastaram cerca de R$ 30,5 bilhões com despesas assistenciais de seus beneficiários, como consultas, exames, terapias e internações. O valor representa um salto de 18,5% em relação ao ano anterior.

Para o diretor executivo da Federação, José Cechin, a expansão cada vez mais acelerada das despesas do setor é motivo de atenção das operadoras de planos e seguros de saúde. “As margens operacionais são pressionadas pelo constante avanço das despesas assistenciais, que, nos últimos cinco anos, muito mais do que dobraram (133,8%) entre as associadas à Federação. Um crescimento acima do aumento percentual das receitas e muito acima dos índices de inflação da economia. Essas diferenças pressionam cada vez mais as margens das operadoras de planos de saúde, podem impactar na sustentabilidade do setor e terminarão inevitavelmente sendo repassadas aos consumidores”, afirma o diretor.

Leia mais +
Copyright © Advocacia Dagoberto J. S. Limaunitri