Sexta-feira 23/02/2018
Advocacia Dagoberto J.S.Lima - Newsletter
94,6% têm planos de saúde de regulares a muito bons, diz ANS

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou nesta segunda-feira (2) pesquisa que aponta que 94,6% dos brasileiros que têm plano de saúde são clientes de operadoras cujos serviços foram avaliados, em 2012, como regular, bom ou muito bom. 

O resultado faz parte do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) que, desde 2008, apura o desempenho dos planos de saúde com base em quatro pontos: assistencial (40%), econômico-financeiro (20%), estrutura e operação (20%) e satisfação do beneficiário (20%). Para esta mais nova pesquisa foram avaliadas todas as operadoras ativas e com beneficiários nos 12 meses de 2012.

Leia mais +
Compra de planos de saúde aumenta 38%

No Brasil, 24,7% da população tinham acesso a planos de saúde, ano passado. Em 2002, essa era proporção era 17,9%, o que significa um crescimento de quase 37,98% em uma década. A informação é do estudo do “Síntese de Indicadores Sociais - Uma Análise das Condições de Vida dos Brasileiros”, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) baseado em dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

O aumento da busca por planos privados acompanha a deterioração da saúde pública, que enfrenta crônicos problemas de subfinanciamento. Além disso, a cobertura da saúde privada se concentra no Sudeste: com 64% dos planos. Entre os estados, São Paulo tem a maior cobertura: 43,6% da população com plano de saúde ano passado. Já no Acre apenas 5,6% das pessoas tinham o serviço contratado.
Leia mais +
Plano de Saúde: alta limite de 9,04%

Cliente de plano de saúde que aniversaria em dezembro terá reajuste de até 9,04%, na mensalidade do mês. Esse é o porcentual máximo autorizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para o aumento no mês de aniversário do contrato que ocorrer até abril de 2014. Esse limite, porém, só vale para os planos de saúde médico-hospitalares individuais ou familiares, contratados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9 656/98 após essa data.

São os chamados planos novos. Os planos individuais contratados antes dessa data e não adaptados, os chamados planos antigos, e os coletivos contratados em qualquer data não têm limite para o reajuste. Para esses contratos, vale o indexador previsto em contrato para o aumento da mensalidade.

Leia mais +
Saúde no Brasil evolui, mas ainda precisa melhorar qualidade, diz IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (29) relatório em que avalia indicadores sociais brasileiros de 2013. No que diz respeito à saúde, afirma que o setor apresentou “relevantes evoluções” nos últimos anos, “com crescente (mesmo se ainda insuficiente) investimento público”. 

No entanto, pondera que “esforços adicionais são necessários para melhorar a qualidade dos serviços, tornar a saúde pública mais equânime, homogênea no território e capaz de enfrentar os crescentes desafios ligados à dinâmica demográfica”.

Leia mais +
Copyright © Advocacia Dagoberto J. S. Limaunitri