Domingo 18/11/2018
Advocacia Dagoberto J.S.Lima - Newsletter
Meio ano de queda no Índice de Reclamações contra planos de saúde

O Índice de Reclamações contra planos de saúde já registra queda há meio ano. O índice é calculado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) com base nas queixas dos consumidores de planos de saúde. Operadoras de todos os portes – grande, médio e pequeno – apresentam queda no índice pelo sexto mês consecutivo.

O índice é um resultado da relação entre a média de queixas dos consumidores contra operadoras com registro ativo nos últimos seis meses e a média de beneficiários desta mesma operadora. A medição é mensal e favorece a transparência do setor, facilitando a escolha do consumidor, que precisa de informações claras na hora de eleger um plano de saúde.

Leia mais +
ANS multará planos de saúde, no caso de cobrança adicional por parto

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou que vai punir planos de saúde caso os médicos cobrem uma taxa extra para o acompanhamento do trabalho de parto. Em novembro do ano passado, o Conselho Federal de Medicina (CFM) emitiu um parecer permitindo a prática entre os obstetras conveniados. A ANS, no entanto, considera que tal cobrança é "indevida e ilegal".

De acordo com Karla Coelho, gerente de assistência à saúde da ANS, a agência vem recebendo uma série de reclamações e questionamentos de usuárias de planos de saúde e também das próprias operadoras sobre a cobrança da taxa. "A ANS multará as operadoras de saúde caso um médico conveniado faça essa cobrança. A multa poderá ser de 80.000 a 100.000 reais", afirmou a porta-voz na última sexta-feira (6) ao site da Veja. Segundo ela, alguns planos de saúde já estão descredenciando profissionais que cobram o adicional.

Leia mais +
Loja pode divulgar tributos em painel quando nota fiscal não for obrigatória

Além de ter adiado o início das sanções da lei da nota fiscal somente para 2015, o governo também regulamentou, nesta sexta-feira (6), a Lei 12.741, que detalha como o peso dos impostos de produtos e serviços deve ser apresentado à população. A regulamentação está no decreto presidencial 8.264, publicado no "Diário Oficial da União". O governo diz que normas complementares ainda serão editadas.

Na nota fiscal, a informação sobre quanto o consumidor paga em tributos deverá ser aparecer em campo próprio ou no campo "Informações Complementares", segundo o decreto.

Leia mais +
Dia dos namorados: 70% dos preço do presente é de imposto

Se você está pretendendo deixar sua relação mais perfumada no Dia dos Namorados é bom se preparar: o perfume é o item que está no topo da lista de produtos com maior carga tributária nesta data.

Segundo estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, quem quiser presentear seus pares com perfumes importados vai desembolsar 78,43% do valor do produto somente em tributos. Mas, não pense que trocar o importado pelo nacional irá diminuir esse percentual, as colônias nacionais não ficam tão distantes dessa faixa e possuem 69,13% de carga tributária.

Leia mais +
Copyright © Advocacia Dagoberto J. S. Limaunitri

Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php-cgi/session) in Unknown on line 0