Quinta-feira 16/08/2018
Advocacia Dagoberto J.S.Lima - Newsletter
Plano de saúde: dê um fim às suas dúvidas

Pouca gente sabe, mas o sistema de reembolso de despesas médicas deve ocorrer conforme está previsto no contrato. E só descobre que o ressarcimento não é o quanto imagina – ou, ainda, que nem sistema de reembolso o plano tem – quando precisa. Também sabe pouco sobre exclusões e coberturas.

Essas são informações que estão descritas nos contratos dos planos de saúde, um documento que não temos o hábito de ler previamente e com atenção. Com isso, ficamos cheios de dúvidas e nos sentindo lesados. Para deixar você um pouco menos confuso em relação ao que é permitido ou não no seu plano, preparamos este artigo especial para tirar as principais dúvidas relacionadas ao tema. Contudo, ainda é importante que você leia com atenção o contrato do seu plano.

Leia mais +
Nota fiscal: obrigatoriedade de informar a carga tributária nas notas emitidas

Em entrevista recente à televisão, o Ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, falou sobre a nova obrigação das empresas de informar em cada Nota Fiscal emitida, a carga aproximada de impostos pagos pela emissão de cada nota.

A maioria dos microempresários tendem a olhar a obrigação como “mais uma obrigação desnecessária imposta pelo Governo para complicar a vida dos pobres mortais empreendedores”.

Leia mais +
Congressos Abramge e Sinog de 2014

Apesar da importância crescente da saúde como fator de competitividade das organizações, o tema ainda não é visto como estratégico pelos gestores de RH em nosso país.

Uma rápida olhada na programação do principal congresso de recursos humanos em nosso país nos permite constatar que o tema saúde não está entre as prioridades dos gestores das organizações, pois o tema não foi abordado em nenhuma sessão na programação principal. Ainda hoje, a questão da saúde está restrita à área de benefícios que faz as contratações e gestões do plano de saúde.

Leia mais +
Proposta pretende isentar material escolar de impostos

Uma proposta de emenda à Constituição do senador Alfredo Nascimento (PR-AM) estabelece que estarão imunes de impostos os materiais escolares definidos em lei. Segundo o senador, é uma maneira de estimular a educação por meio da desoneração tributária.

O parlamentar argumenta ainda que ao inserir na Constituição a previsão de imunidade, facilita-se a aquisição de itens indispensáveis para o aprendizado nas escolas e combate-se a sobrecarga dos gastos com esses materiais sobre o orçamento das famílias brasileiras.

Leia mais +
Carga tributária das empresas será reduzida em até 40%

No Simples Nacional, os impostos federais, estaduais e municipais são pagos em um único boleto. Além disso, a carga tributária das empresas participantes será reduzida em até 40%. Entretanto, com as alterações, sancionadas no último dia 07 deste mês de agosto, houve um aumento de atividades inseridas no regime tributário, e, desse modo, há uma série de intervalos de alíquotas de tributos.

Por exemplo, o setor de Comércio terá alíquotas de imposto que variam de 4%, quando o faturamento é de até R$ 180 mil; a 11,61%, se o faturamento da companhia em questão for de R$ 3,42 milhões. Já para o setor industrial, as alíquotas de imposto oscilam entre 4,5% e 12,11%. Confira as tabelas de alíquotas para o comércio e para a indústria.

Leia mais +
Copyright © Advocacia Dagoberto J. S. Limaunitri