Sexta-feira 19/10/2018
Advocacia Dagoberto J.S.Lima - Newsletter
Entrevista: “É preciso integrar os planos ao SUS”

Médico pediatra especializado em administração hospitalar, o médico José Carlos de Souza Abrahão, de 63 anos, toma posse hoje, no Rio, do cargo de diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão que regula o setor responsável pela saúde de 50 milhões de brasileiros.

Em entrevista exclusiva ao Estado, ele afirma que, durante seu mandato de dois anos, pretende aumentar a integração entre os planos e o SUS, intensificar a cobrança de ressarcimento das operadoras e combater o desperdício de recursos tanto na realização de procedimentos desnecessários quanto na gestão inadequada das empresas.

Leia mais +
Hospitais públicos não têm remédios importantes que custam muito caro

Estão faltando remédios importantes nos hospitais públicos. O Bom Dia Brasil recebeu várias reclamações. São remédios que custam muito caro nas farmácias.

O remédio que está faltando em Brasília é o tamoxifeno, um remédio muito importante para mulheres que tiveram câncer de mama porque ele diminui as chances de o câncer voltar. Em Brasília, 550 pacientes dependem deste remédio, mas há três meses o estoque está zerado.

Leia mais +
Hospitais seguidores do Projeto Parto Adequado participam da primeira reunião

A primeira reunião de acompanhamento dos hospitais seguidores do Projeto Parto Adequado aconteceu nos dias 18 e 19/06 e contou com a participação de representantes de 10 hospitais privados. O evento foi apresentado pela diretora de Desenvolvimento Setorial da ANS, Martha Oliveira, pela gerente executiva de Aprimoramento do Relacionamento entre Operadoras e Prestadores, Jacqueline Torres, e pela coordenadora médica do Hospital Albert Einstein, Rita Sanchez.

“Ao firmar essa parceria com os hospitais voluntários, pretendemos reduzir o número de cesarianas desnecessárias. Esse grupo experimental deverá protagonizar mudanças e inovações que servirão de exemplo para o Brasil como um todo”, explica a diretora Martha Oliveira.

Leia mais +
Projeto autoriza o armazenamento eletrônico de prontuários médicos

O acesso ao prontuário médico de um paciente poderá ser facilitado se for aprovado projeto (PLS 167/2014) do senador Roberto Requião (PMDB-PR) que prevê a digitalização de todos os dados médicos sobre consultas e tratamentos, atualmente arquivados em papel. O senador argumenta que o fato de o Brasil possuir uma infraestrutura de chaves públicas permite o uso de assinatura de documentos eletrônicos, com criptografia e outros mecanismos tecnológicos, que asseguram a autenticidade e integridade dos documentos. Mas o projeto determina que os registros públicos originais, ainda que digitalizados, deverão ser preservados como manda a lei atual. O que vai se facilitar, então, é o acesso à informação. O projeto já foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais e encontra-se na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática, tendo como relator o senador Walter Pinheiro (PT-BA). Mais detalhes, no Projeto em Destaque, da Rádio Senado.

Leia mais +
Copyright © Advocacia Dagoberto J. S. Limaunitri

Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php-cgi/session) in Unknown on line 0