Domingo 18/11/2018
Advocacia Dagoberto J.S.Lima - Newsletter
′Obamacare já beneficia 20 milhões′

Um ano e meio após entrar em vigor, o programa apelidado de "Obamacare" já incluiu cerca de 20 milhões de pessoas no sistema de saúde nos EUA, mas poderia estar beneficiando mais americanos se tivesse a adesão dos Estados mais conservadores, que se recusam a ampliar o acesso à saúde para sua população de baixa renda.

O diagnóstico foi feito por John McDonough, professor de saúde pública da Universidade de Harvard e um dos mentores do programa, em entrevista exclusiva ao Estado.

Leia mais +
Diretor-presidente toma posse à frente da ANS

O médico pediatra José Carlos de Souza Abrahão foi empossado nesta terça-feira (23) como diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O dirigente foi designado pela presidente da República, Dilma Rousseff, para exercer a função até 11/05/2017. 

A cerimônia de posse, realizada no Rio de Janeiro, contou com a presença da ministra da Saúde interina, Ana Paula Menezes, dos demais diretores da ANS – Martha Oliveira, diretora de Desenvolvimento Setorial, Leandro Reis, diretor de Normas e Habilitação das Operadoras e Simone Freire, diretora de Fiscalização –, e do secretário de estado da Saúde, Felipe Peixoto, entre outras autoridades.

Leia mais +
ANS inicia consulta pública para revisão do Rol de Procedimentos

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) inicia nesta sexta-feira (12) consulta pública para atualizar a lista de cobertura mínima obrigatória que os planos de saúde devem oferecer aos seus beneficiários. A revisão do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde faz parte de um processo contínuo e periódico realizado pela ANS. Os procedimentos são atualizados para garantir o acesso ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento das doenças através de técnicas que possibilitem o melhor resultado em saúde, sempre obedecendo a critérios científicos de segurança e eficiência comprovados por Avaliação de Tecnologia em Saúde (ATS).

A proposta que entra em consulta pública prevê a inclusão de 11 procedimentos médicos - entre terapias e exames -, além da inclusão de um medicamento antineoplásico oral para o tratamento do câncer de próstata, a ampliação de indicações para diagnóstico e tratamento de 16 síndromes genéticas e a inclusão de diretriz clínica para avaliação geriátrica ampla. Também está sendo proposto o aumento do número de sessões/consultas com profissionais de saúde e incluída indicação de consultas com nutricionista para gestantes.

Leia mais +
Incor recomenda eletro a crianças que vão iniciar prática esportiva

RIO - Desde que descobriu uma alteração no ritmo cardíaco aos 10 anos, Cecília Ribeiro, hoje com 18, se submete todos os anos a um eletrocardiograma, exame que registra oscilações geradas pela atividade elétrica do coração. O hábito, estendido aos pais e à irmã de 12, deve ser adotado por todas as crianças e adolescentes de 10 a 15 anos que vão iniciar prática esportiva ou cuja família tem histórico de doença cardiovascular, alerta o Instituto do Coração (Incor).


O eletrocardiograma funcionaria como um “RG do coração”, ajudando no diagnóstico de doenças congênitas. “Exames clínicos não detectam problemas genéticos. Como os sintomas não se expressam, o jovem pode ter morte súbita ou arritmia ao fazer exercício físico sem saber das suas condições”, disse Carlos Alberto Pastore, cardiologista do Incor e presidente da Sociedade Internacional de Eletrocardiologia. Mais de 90% dos problemas cardíacos, principalmente os congênitos, podem ser diagnosticados através de eletrocardiograma simples, de acordo com o cardiologista.

Leia mais +
Copyright © Advocacia Dagoberto J. S. Limaunitri

Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php-cgi/session) in Unknown on line 0