Segunda-feira 20/08/2018
Advocacia Dagoberto J.S.Lima - Newsletter
Idec encontra distorções nos dados da ANS sobre planos individuais

É sabido que 80% dos planos de saúde comercializados no Brasil são coletivos ou empresariais, sendo o restante de planos individuais e familiares. Recente pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) constatou graves indicadores em relação a esse mercado, cada vez mais escasso e inacessível ao consumidor. A situação é bastante preocupante, tendo em vista o crescente envelhecimento da população, o que ameaça a sustentabilidade do setor.

A constatação foi de que apenas metade dos planos listados no site da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) são vendidos pelas operadoras. Outro aspecto revelado é de que a oferta de planos com cobertura nacional, que são mais caros, é bem maior do que os de cobertura estadual.

Leia mais +
Falso positivo tira responsabilidade de hospital por cirurgia desnecessária

Hospital só responde objetivamente por danos causados a paciente se houver culpa do médico. Com esse entendimento, a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça manteve decisão que livrou hospital e médico de indenizar paciente por cirurgia desnecessária de retirada de células cancerígenas dos pulmões.

O caso teve origem em um laudo falso positivo, que ocasionou uma cirurgia para retirada de células cancerígenas do pulmão da recorrente, com implantação de cateter para futuro tratamento quimioterápico. A paciente moveu ação de indenização por danos materiais, estéticos e morais contra o hospital e o médico pelos procedimentos desnecessários.

Leia mais +
Relatório aponta irregularidades em controle de ponto da Saúde no DF

Um levantamento do Tribunal de Contas do Distrito Federal apontou uma série de irregularidades na utilização do ponto eletrônico por servidores da Secretaria de Saúde: superfaturamento de 118,5% na aquisição de softwares de controle de acesso, sobrepreço de 270,6% na contratação do programa, omissão na depredação de equipamentos danificados e milhares de faltas injustificadas. Foram 25.735 ausências para 1.703 matrículas só em junho de 2014 – média de 15 para cada um.

O secretário-adjunto, José Rubens Iglésias, afirmou que a pasta analisa cada ponto apresentado pelo tribunal. O prazo para resposta aos pedidos de adequação é de 90 dias.

Leia mais +
Setor de saúde lidera geração de novos empregos

Volta e meia podemos nos iludir com nossa aparência, com nossas escolhas…até com nossas convicções. Mas depois de ver esse infográfico não poderemos nos iludir com uma coisa: o mercado de trabalho irá sentir, sim, o efeito da revolução tecnológica na área de Saúde. E muito!

Ele começa nos mostrando que existe uma clara migração de oportunidades de emprego a cada novo ciclo que surge na economia. Assim, na década de 60 havia uma grande concentração de empregos na agricultura. Já no começo desse século há um grande deslocamento de empregos para o setor de serviços – com destaque para a quantidade de profissionais de enfermagem.

Leia mais +
OMS vai recomendar antirretrovirais a todos com HIV

Novo protocolo da Organização Mundial da Saúde (OMS) vai recomendar o tratamento com antirretrovirais para todas as pessoas com HIV no mundo, assim que forem diagnosticadas, independentemente da carga viral.  A medida já é praticada desde dezembro de 2013 pelo Brasil, quando foi lançado o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para adultos. O protocolo adotou o “Testar e Tratar” como política de tratamento. O anúncio foi neste domingo (19), em Vancouver, Canadá, durante Congresso Internacional de Aids (IAS)

No anúncio, a OMS menciona o exemplo do Brasil, enfatizando que a adoção do novo protocolo melhorou a saúde das pessoas vivendo com HIV. O acesso precoce ao tratamento não só melhora a qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV e aids, mas também reduz a transmissão do vírus.

Leia mais +
Copyright © Advocacia Dagoberto J. S. Limaunitri