Domingo 18/11/2018
Advocacia Dagoberto J.S.Lima - Newsletter
STJ estuda limitar reajuste nos planos de saúde para quem chega aos 59 anos

Cada vez mais dependentes de planos de saúde para receber atendimento médico, os brasileiros ficam à mercê de uma legislação falha. Muitas vezes, os associados são obrigados a recorrer à Justiça para garantir seus direitos e evitar abusos. Sem regras que limitem o reajuste de planos coletivos e com o aumento garantido por faixa etária, é frequente que beneficiários sejam obrigados a desembolsar mais do que o dobro da prestação quando chegam aos 59 anos.

Foi o que aconteceu com o marido da empresária Rosana Prado Soares, que há três meses, com 59 anos, viu a mensalidade do plano aumentar de R$ 420 para mais de R$ 900. O casal tentou entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da operadora, sem sucesso. Agora, eles pretendem mover uma ação para tentar conter o abuso. “É mais de 100% de aumento, exatamente em um momento da vida em que a renda começa a cair, com a aposentadoria, e que, provavelmente, será necessário usar mais o plano”, lamenta

Leia mais +
Vacina contra a dengue tem melhor aproveitamento em pessoas de 9 a 60 anos

RIO - A vacina da dengue da Sanofi Pasteur, que está pronta e à espera da liberação da Anvisa desde março deste ano é segura e tem melhor aproveitamento em pessoas de 9 a 60 anos, de acordo com uma meta-análise publicada nesta segunda-feira na revista “New England Journal of Medicine”, que compara estudos feitos na Ásia e América Latina. Depois de 20 anos de desenvolvimento, testes em 40 mil pessoas em 15 países — inclusive no Brasil, que contribuiu com 3.550 adolescentes em Natal, Vitória, Campo Grande, Goiânia e Fortaleza — a vacina conta com eficácia de 60,8% contra os quatro sorotipos da doença, apresenta taxa de redução de hospitalização de 80,3% e diminuição de 95,5% de casos graves, padrões dentro das metas da Organização Mundial da Saúde, de reduzir a mortalidade em 50% e a morbidade em 25% até 2020. Uma vez aprovada, a imunização será feita em três doses subcutâneas com intervalos de seis meses.

— A resposta nas crianças abaixo dos 9 anos de idade foi menor: a vacina em crianças menores de 9 anos na Ásia teve eficácia de 33% e ao longo do tempo o número de casos foi maior — conta a a diretora médica da Sanofi Pasteur, Sheila Homsani. — Pode ser pelo fato de o sistema imunológico ainda não estar maduro, talvez seja necessária uma outra dose, não sabemos. Mas essas crianças continuarão tendo acompanhamento até 2018 e por enquanto a sugestão é para pessoas a partir dos 9 anos — explica.

Leia mais +
Custos dos planos de saúde triplicarão em 15 anos

Projeções a longo prazo costumam preconizar problemas que, no fim, só serão sentidos por gerações futuras e, por isso, costumam ser empurrados com a barriga.

 

Na área de saúde, porém, instalou-se uma bomba-relógio que, se não for desarmada agora, vai estourar logo ali, no colo de todos.

Leia mais +
ANS divulga relatório sobre atuação das ouvidorias de planos de saúde

Relatório inédito divulgado nesta quinta-feira (23/07) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) mostra que das 1.425 operadoras de planos de saúde ativas no país (dados de dezembro de 2014), 1.320, o equivalente a 93%, possuem ouvidorias cadastradas em cumprimento à Resolução Normativa n° 323/2013. Em termos de cobertura, a presença dessas unidades atinge mais de 99,8% do total de beneficiários em planos de assistência médica e exclusivamente odontológica. Mais de 89% das ouvidorias respondem conclusivamente suas demandas dentro do prazo de sete dias úteis estipulado pela legislação. Esses dados fazem parte do primeiro levantamento feito pela ANS junto às ouvidorias depois que a normativa entrou em vigor.

 

O relatório contempla informações sobre as demandas recepcionadas pelas ouvidorias e avalia o empenho das equipes no controle da qualidade dos serviços e na busca de solução para problemas na relação de usuários com as operadoras. Para isso, são descritas as características das demandas recebidas ao longo do ano; o tempo médio de resposta conclusiva ao demandante; e a situação atual de recomendações.

Leia mais +
Financiada por Bill Gates, 1ª vacina para malária é aprovada

São Paulo - A primeira vacina contra malária do mundo foi aprovada no último grande teste antes que sua aplicação em seres humanos seja autorizada.

 

A Agência Europeia de Medicamentos, órgão regulador da União Europeia, aprovou a vacina, afirmando que seu uso é seguro e eficaz em bebês. A Organização Mundial de Saúde deve decidir até o final do ano se recomenda o uso da vacina em seres humanos.

Leia mais +
Copyright © Advocacia Dagoberto J. S. Limaunitri

Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php-cgi/session) in Unknown on line 0