Sexta-feira 19/10/2018
Advocacia Dagoberto J.S.Lima - Newsletter
Internação domiciliar cresce 50% em três anos

RIO - Aos 83 anos, Zeni Athie sofreu um mal súbito em casa. No hospital, veio o diagnóstico de acidente vascular cerebral e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), grupo de doenças que bloqueiam o fluxo de ar. No caso de Zeni, a DPOC foi provocada por agravamento de bronquite severa. A partir de então, ela se tornou dependente de um respirador.

Passados três anos e meio do episódio, Zeni faz fisioterapia duas vezes por semana, tem acompanhamento de enfermagem 24 horas, que monitora o aparelho que a mantém respirando, a alimentação balanceada por nutricionista e consultas com psicólogo. Tudo em casa. Beneficiária de plano de saúde, é mantida em serviço de internação domiciliar. Do contrário, estaria hospitalizada até hoje.

Leia mais +
ANS deve barrar liberação de reajustes

Apesar de reconhecer o significativo peso dos planos de saúde individuais e familiares sobre os custos das principais operadoras do país, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) não deve aceitar mudanças significativas no cálculo dos reajustes. As maiores empresas do setor têm feito pressão sobre o governo em busca da liberação dos índices de reajuste, mas o pleito não deve prosperar, disse ao Valor uma fonte na ANS. ANS deve barrar liberação de reajustes

A agência tem discutido exaustivamente o tema em reuniões com representantes da Casa Civil e dos ministérios da Saúde e da Fazenda. Os encontros foram convocados pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, que busca uma solução de consenso entre as empresas e a agência reguladora. A reunião mais recente, no último dia 27, terminou sem qualquer sinalização de mudança nas regras atuais.

Leia mais +
Preocupados com efeitos colaterais, médicos cortam remédios de pacientes

Primeiro, ele tirou o anticoagulante da mãe. Depois, o diurético do pai e, por fim, o antidiabético da prima.

"A família pensou que eu estivesse maluco", conta o clínico-geral e médico de família Marco Aurélio Melo, 42, professor em duas universidades em Goiás

Ele adota a mesma atitude com seus pacientes na atenção básica de saúde, onde atua há 18 anos. "No início, eles estranham. Depois agradecem porque se sentem melhor sem os efeitos colaterais de remédios desnecessários."

Leia mais +
O papel da tecnologia para a Saúde Populacional

A Saúde é de todos. É essa consciência que tem que permear a mentalidade dos indivíduos e dessa forma tornar-se uma cultura social, refletida nas empresas, nas políticas, em todas as organizações e serviços de uma cidade, Estado e País. Enquanto isso não é uma realidade, cada um pode se tornar um agente dessa meta. Não é à tona que assistimos o surgimento de alianças entre instituições nesse sentido, como é o caso da brasileira Asap (Aliança para a Saúde Populacional) e da Care Continuum Alliance, principal entidade mundial em gestão de saúde populacional (GSP).

Leia mais +
Seu plano de saúde ajuda a prevenir doenças?

Cuidar da saúde como um todo, com ações de prevenção a doenças, é uma das vantagens dos planos de saúde premium oferecidos aos altos executivos. “Como a maior parte dos planos desse nível cobre hospitais e laboratórios de primeira linha, as ações preventivas são o que mais os diferencia”, afirma Marcelo Pedroso, coordenador do Programa de Estudos em Saúde (Pro-Saúde) da Fundação Instituto de Administração (FIA). 

 

Segundo Pedroso, ações preventivas são importantes especialmente para esse grupo de profissionais, que apresentam alto índice de estresse e síndrome deburnout (estado de tensão emocional e estresse crônico provocado por condições de trabalho desgastantes). “Os altos executivos são, normalmente, muito atarefados e sujeitos à alta pressão”, diz Pedroso. “Pela própria falta de tempo e também pela rotina de trabalho, eles tendem a descuidar da saúde e a cultivar outros fatores de risco, como sedentarismo e má alimentação.”

Leia mais +
Copyright © Advocacia Dagoberto J. S. Limaunitri

Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php-cgi/session) in Unknown on line 0