Terça-feira 26/03/2019
Advocacia Dagoberto J.S.Lima - Newsletter
População vê piora dos serviços de saúde
Encomendada pela Interfarma, a pesquisa DataPoder360 revelou que 68% dos brasileiros consideram que houve uma piora da situação dos serviços de saúde no país. Do total de entrevistados, apenas 7% enxergam melhorias no sistema. Problemas como atendimento deficiente, falta de leitos e medicamentos em hospitais públicos e privados, falha do serviço no meio do tratamento e longas filas de espera para a realização de exames preventivos foram as principais queixas.
Leia mais +
Plano não é obrigado a custear fertilização in vitro
A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu, por unanimidade, que os planos de saúde mantidos pela iniciativa privada não têm a obrigação de custear inseminação artificial por meio de técnica de fertilização in vitro. O voto decisivo foi da relatora, ministra Nancy Andrighi, que entendeu que não há abusividade na cláusula contratual que exclui a cobertura desse tipo de reprodução assistida.
Leia mais +
Novos procedimentos são incluídos no rol da ANS
No dia 7 de novembro, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) incorporou 18 procedimentos que terão cobertura obrigatória pelos planos de saúde em 2018. O rol de novidades inclui exames, terapias, cirurgias, medicamentos orais contra câncer e um remédio para tratamento de esclerose múltipla. 
Leia mais +
Reajuste de plano de idosos é tema a ser enfrentado
Em entrevista à Folha de S. Paulo, o ministro da Saúde Ricardo Barros afirmou que o reajuste por faixa etária no plano de saúde para idosos é um tema que tem que ser enfrentado, a fim de manter o equilíbrio econômico dos planos. A justificativa é que, de acordo com o modelo atual, está previsto um único reajuste quando os usuários atingem 59 anos, por valores que ele considera abusivos. Em sua opinião, o aumento poderia ser diluído em fases posteriores de maneira a reduzir o ônus para a população.
Leia mais +
Qualidade de dados é determinante para uma boa gestão

Conclusão do painel Analytics na Construção de Negócios Sólidos, realizado durante o evento Healthcare Innovation Show, reforçou a necessidade de as empresas investirem em informações e banco de dados a fim de ter um sistema de gestão de saúde eficiente. Mas, para isso, é importante também saber extrair e analisar a informação que realmente será útil. O evento reuniu empresários e gestores de segmentos relacionados direta ou indiretamente ao setor de saúde, e aconteceu em São Paulo no fim de outubro.

 

Leia mais +
Copyright © Advocacia Dagoberto J. S. Limaunitri